Entrevista com Lidia Margarita Andino Mejía, estudante hondurenha com bolsa pela FUNIBER

Entrevista com Lidia Margarita Andino Mejía, estudante hondurenha com bolsa pela FUNIBER

A estudante hondurenha Lidia Margarita Andino Mejía cursou, com bolsa da FUNIBER, o Mestrado em Comunicação, com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

A aluna afirma que já recomendou os programas patrocinados pela FUNIBER para uma colega de trabalho. 

Apesar de ser sua primeira experiência na modalidade a distância, Lidia Margarita destaca a liberdade do tempo como uma das principais vantagens dessa modalidade de ensino: “Fiz calendários de estudos que tinha de cumprir e assim poderia terminar o mestrado a tempo.” 

O que aprendeu no mestrado já conseguiu colocar em prática, tanto no seu trabalho em uma consultoria de comunicação, quanto no lançamento de um empreendimento.  

Leia a entrevista completa a seguir: 

Como você conheceu a FUNIBER e as atividades da Fundação?

Amigos já me haviam falado sobre a FUNIBER, que havia estudado nesta modalidade. Para mim, o mestrado foi uma disciplina pendente no meu crescimento profissional porque no meu país não há foco em jornalismo e comunicação. E então, com o convênio do Colégio de Jornalistas de Honduras e da FUNIBER, terminei de me animar. 

Como foi sua experiência com a Fundação? Sentiu-se apoiada e motivada em seus estudos?

Foi uma boa experiência. No início não tinha certeza de como seria e pensei que dois anos seria muito tempo, mas o tempo passou rápido e tudo estava satisfatório. 

Como foi a experiência de estudar a distância? 

Foi minha primeira e excelente experiência remota. Tudo era prático, conveniente e gerenciável. A coisa importante e vantajosa sobre o estudo on-line é que você é o dono do seu tempo e planeja. “Fiz calendários de estudos que tinha de cumprir e assim poderia terminar o mestrado a tempo.” 

Tem conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Claro que sim. Eu apliquei no momento porque estou fazendo uma consultoria de comunicação em uma ONG, e tudo o que eu aprendi estou colocando em prática. Além disso, junto com meu marido – também jornalista – lançamos um empreendimento digital. Minha carreira inteira foi passada na redação de um jornal e agora estou vivenciando o mundo das relações públicas, comunicação corporativa e o emocionante mundo digital. 

Qual é sua avaliação deste último ano marcado pelo ensino on-line provocado pela pandemia da Covid-19?

Nunca esquecerei 2020 porque fiz minhas últimas aulas e fiz meu projeto final em quarentena total como resultado da pandemia de Covid-19. Posso dizer que o período que passei de quarentena foi proveitoso porque alcancei a meta e adoro ensinar on-line. 

Se você deseja expandir seus estudos como Lidia Margarita Andino Mejía, e se candidatar a uma bolsa para cursar uma graduação, mestrado ou programa de especialização, você pode descobrir em: