Opinião de Miguel Manuel Nicasio Quezada, estudante bolsista da FUNIBER da República Dominicana

Opinião de Miguel Manuel Nicasio Quezada, estudante bolsista da FUNIBER da República Dominicana

O estudante dominicano Miguel Manuel Nicasio Quezada cursou, com uma bolsa de estudos da FUNIBER, o Mestrado em Criminalística, titulado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

O estudante conheceu a atividade da FUNIBER através de uma busca na Internet e recomenda os programas patrocinados pela Fundação, dado que “ela te forma como um verdadeiro profissional sem maiores inconvenientes além daqueles derivados de sua própria capacidade”. 

Miguel Manuel descreve a experiência como “satisfatória” e valoriza a qualidade do material fornecido durante sua aprendizagem. 

Leia a entrevista completa abaixo: 

Como você conheceu a FUNIBER e as atividades da Fundação?

Descobri sobre a FUNIBER na Internet.

Como foi sua experiência com a Fundação? Sentiu-se apoiado e motivado em seus estudos?

Foi uma experiência maravilhosa graças a todo o apoio e respaldo que os membros da área técnica e docente me deram durante as pequenas dificuldades que surgiram durante o curso do Mestrado em Criminalística que eu estava estudando.

Como foi a experiência de estudar a distância? 

Sem dúvida, foi uma experiência totalmente satisfatória já que, graças à FUNIBER, não tive que perder meu valioso tempo procurando material de apoio porque todo o material necessário está sempre disponível na plataforma de cada disciplina.

Em raras ocasiões, encontrei a necessidade de procurar alguns materiais na Internet, não porque fosse necessário, mas porque sou um perfeccionista e estava simplesmente curioso para verificar se estava de fato certo ao terminar algum trabalho.

Entretanto, é verdade que existem tutores que nos convidam a procurar certos materiais na Internet a fim de analisá-los e expressar nossa opinião. Mas o bom dessa experiência é que sempre que nos é dado o nome ou o link para o material, ele está sempre disponível. 

Devo enfatizar que não houve um único tutor que não me explicou nenhuma dúvida a respeito do trabalho designado como lição de casa ou trabalho final. 

Um dos compromissos que me deu maior prazer foi o momento em que tive que fazer meu projeto final, porque inicialmente, percebendo que não tinha tempo suficiente para terminá-lo, fiz todo o trabalho em uma única fase. 

Mas então, quando o diretor o recebeu para corrigi-lo, verificou que eu não havia respeitado cada um dos passos a seguir e simplesmente o devolveu com a explicação apropriada, de modo que fui obrigado a pedir à FUNIBER uma prorrogação para cumprir com todas as formalidades necessárias e, graças à compreensão e bom serviço de todos os diretores da instituição, no final, consegui produzir um excelente projeto final do qual estou muito orgulhoso. 

Tem conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

A verdade é que não me falta desejo, porém, sou um interno, privado de liberdade no CCR-1 San Felipe de Puerto Plata (República Dominicana). Por esta razão, ainda não fui capaz de colocar em prática este conhecimento e, embora tenha me mantido fazendo algumas práticas demonstrativas, estou apenas esperando o momento de obter minha liberdade para me colocar a serviço do Procurador Geral da República (PGR), a fim de esclarecer os difíceis casos criminais que muitas vezes permanecem sem solução devido à falta de um investigador adaptado aos tempos modernos. 

Não é que não haja nenhum no PGR, mas que o profissionalismo que estarei colocando em prática durante as investigações, sempre aderindo à perfeição, fará a diferença, sobretudo por causa do grande conhecimento que tenho na área do crime mais a formação criminalista que adquiri.   

Qual é sua avaliação deste último ano marcado pelo ensino on-line provocado pela pandemia de Covid-19?

Entendo que mais do que os danos que a COVID-19 pode ter causado à humanidade, ela trouxe o melhor de nós, pois quanto maior a queda, maior a superação, se a entendermos dessa maneira. 

Nesse sentido, essa pandemia forçou o mundo a mudar, e muitas dessas mudanças foram para o bem de todos. Assim, por exemplo, temos o ensino on-line, que há alguns anos vem sendo implementado sem que o mundo perceba sua real importância até que a COVID-19 nos ajudou a entender que esta modalidade virtual é tão boa quanto a presencial e, em alguns casos, muito melhor devido às facilidades que oferece em termos de modo de estudo. É claro! Sempre estando ciente de que o participante é responsável por seu próprio aprendizado.  

Se você deseja ampliar seus estudos como Miguel Manuel Nicasio Quezada e optar por uma bolsa para cursar um programa de graduação, mestrado ou especialização, entre em contato: