Entrevista com Alejandra Cabrera Robles, estudante guatemalteca com bolsa FUNIBER

Entrevista com Alejandra Cabrera Robles, estudante guatemalteca com bolsa FUNIBER

Alejandra Cabrera Robles, aluna da Guatemala cursou, com bolsa pela FUNIBER, a Especialização em Inovação e Tecnologia Educacional, com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

A estudante decidiu cursar este programa de estudo tendo em vista a situação criada pela pandemia Covid-19 e o consequente aquecimento da educação virtual, “levando em conta a importância da atualização tecnológica e a necessidade de uma implementação oportuna apoiada por teorias pedagógicas para melhorar os processos de ensino”. 

Alejandra destaca que durante seu processo de aprendizagem, foi capaz de interagir com outros estudantes do programa de diferentes países da América Latina, o que lhe permitiu receber “grandes contribuições”. 

Leia a entrevista completa a seguir: 

Como você conheceu a FUNIBER e as atividades da Fundação?

Durante 2020, decidi procurar bolsas de estudos, por causa da chegada chocante da pandemia de Covid-19. Foi quando encontrei informações sobre a FUNIBER nas redes sociais e em seu website. Fiz minha inscrição e enviei o que pediram, manifestando meu interesse na Especialização em Inovação e Tecnologia Educacional, principalmente por causa da situação em que previ a educação virtual devido à situação global, levando em conta a importância da atualização tecnológica e a necessidade de uma implementação oportuna apoiada por teorias pedagógicas para melhorar os processos de ensino, que mais tarde se tornaria uma tendência e parte da nova normalidade.

Como foi sua experiência com a Fundação? Sentiu-se apoiada e motivada em seus estudos?

A FUNIBER promove a autonomia dos estudantes, especialmente na aquisição de conhecimentos durante o processo de aprendizagem virtual. O sentimento de suporte foi baseado em dois eixos principais; o primeiro foi o suporte administrativo e logístico para o início, desenvolvimento e conclusão das disciplinas. Por outro lado, o suporte acadêmico que evidenciou a qualidade educacional para fortalecer os aspectos teórico-práticos do processo ensino-aprendizagem com as excelentes universidades ligadas aos diferentes programas que promovem, que, de fato, são inovadores e de alta qualidade pedagógica e metodológica.

Como foi a experiência de estudar a distância? 

Foi a primeira vez que estudei à distância. No início, eu tinha muitas expectativas e incertezas, especialmente porque eu estaria interagindo com pessoas de diferentes países da América Latina. No planejamento das disciplinas, foi uma experiência interessante, com grandes contribuições e com muitas novas experiências e conhecimentos resultantes da interação, discussão e trabalho em grupo e avaliações com pessoas do Uruguai, Paraguai, México, El Salvador, entre outros países. 

A experiência mais significativa foi conhecer os contextos e trabalhar com equipes multidisciplinares com objetivos comuns: aumentar nossas capacidades, habilidades e competências digitais para fortalecer nossos processos de treinamento e melhorar a qualidade da aplicação de tecnologias em espaços pedagógicos em nossos países, desenvolvendo boas práticas para melhorar a qualidade em instituições nacionais e internacionais.

Tem conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Sim. Estou envolvida em diferentes atividades e espaços de ensino-aprendizagem que me permitem aplicar conhecimentos de TICs, TACs e TEPs. Desde programas de rádio, oficinas virtuais, cursos síncronos e assíncronos, conferências internacionais, coordenação de equipes… Tenho conseguido vincular a gestão do conhecimento, metodologias ativas, implementação de ferramentas digitais, desenvolvimento de cursos através de desenho instrucional, fortalecimento de habilidades digitais em outras pessoas e transferência de conhecimento de inovação e tecnologia educacional através de objetivos de ensino-aprendizagem objetivamente orientados com base em teorias e métodos, que dão uma perspectiva ampla e crítica, valorizando a necessidade de focar o conhecimento e replicá-lo de forma oportuna. 

Qual é sua avaliação deste último ano marcado pelo ensino on-line provocado pela pandemia de Covid-19?

A Especialização em Inovação e Tecnologia Educacional na Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO) graças ao apoio da FUNIBER me ajudou a visualizar marcos importantes na transição virtual. A pandemia de Covid-19 me permitiu visualizar aspectos metodológicos nos quais eu precisava trabalhar, o que me levou a buscar uma especialização focada em tecnologia. 

Da mesma forma, o ensino on-line me permitiu abrir um mundo de possibilidades, analisando a história da educação desde o ensino presencial até o ensino à distância, e a facilidade de realizar a educação formal de forma síncrona e assíncrona que me permitiu continuar com meu trabalho, minhas atividades pessoais e acadêmicas apesar do impacto de viver em meio a uma pandemia. 

Se você deseja dar continuidade à sua formação assim como Alejandra Cabrera Robles, e quer solicitar uma bolsa de estudos para cursar uma graduação, um mestrado ou um programa de especialização, pode descobrir mais em: