Entrevista com José María Gutiérrez Carreras, estudante espanhol com bolsa pela FUNIBER

Entrevista com José María Gutiérrez Carreras, estudante espanhol com bolsa pela FUNIBER

O estudante espanhol José María Gutiérrez Carreras cursou, com bolsa da FUNIBER, o Mestrado em Resolução de Conflitos e Mediação, com titulação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

O aluno, que conheceu a atividade da Fundação por meio de um amigo, recomenda os programas patrocinados pela instituição por causa “do conteúdo, da formação recebida e da possibilidade de aplicação dos conhecimentos recebidos no dia a dia de trabalho”.

José María qualifica a experiência como “gratificante” e agradece o apoio do pessoal administrativo e docente na resolução de todas as suas dúvidas. 

Leia a entrevista completa abaixo:  

Como você conheceu a FUNIBER e as atividades da Fundação?

Por meio de uma colega da universidade. Estava numa situação em que precisava de uma formação adicional e complementar relacionada com a educação, que é o que faço profissionalmente. Ela havia começado o mestrado alguns meses antes e me incentivou a fazê-lo.

Como foi sua experiência com a Fundação? Sentiu-se apoiado e motivado em seus estudos?

Foi uma experiência gratificante. Desde o início recebi conselhos e pude esclarecer diversas dúvidas que surgiram, tanto no campo estritamente acadêmico quanto burocrático (auxílio financeiro para realização do mestrado, consultas sobre práticas da empresa, dúvidas sobre financiamento econômico…). Durante o desenvolvimento do mestrado, recebi a atenção dos professores a quem fiz diversas consultas. 

Durante o período de realização do TFM (Trabalho Final de Mestrado), o apoio do meu tutor foi muito importante para mim. Até agora, não havia enfrentado um processo investigativo dessa magnitude. Do contrário, eu não poderia ter superado isso. Sou muito grato a ele pelo trabalho que fez ao me aconselhar neste projeto.

Como foi a experiência de estudar a distância? 

Estudar a distância tem sido muito interessante. Minha experiência acadêmica sempre foi presencial. O estudo a distância permitiu-me conciliar o tempo de estudo com a minha atividade profissional. Do contrário, eu não poderia ter feito isso. 

Também estou ciente das limitações que a educação on-line tem, pois é muito importante ter a presença de professores e poder dialogar, consultar, debater, …

Equilibrando os aspectos positivos e os menos positivos, estou convencido de que foi uma experiência enriquecedora tanto pessoal quanto profissionalmente. 

Tem conseguido aplicar os conhecimentos adquiridos com a formação patrocinada pela FUNIBER?

Claro que sim. Sou Professor de Educação Básica e a resolução e mediação de conflitos é algo que está presente nas salas de aula no dia a dia. Além disso, pude contribuir com ideias em um projeto escolar relacionado à mediação e resolução de conflitos que está ocorrendo em meu centro atual.

Qual é sua avaliação deste último ano marcado pelo ensino on-line provocado pela pandemia do Covid-19?

Acredito que devemos sempre tentar obter algo de positivo em qualquer situação, mesmo em situações tão negativas como esta pandemia. 

Do meu ponto de vista conseguimos adaptar-nos a uma nova situação que implica, entre outras coisas, adaptarmo-nos e formarmo-nos na utilização das novas tecnologias para podermos trabalhar, estudar, consultar, …

Acho que, especificamente, no ensino, estamos enfrentando um ponto de inflexão. Acho que a partir desse momento histórico vamos perder o “medo” de se relacionar a distância. Estamos aprendendo que é possível estudar, assistir às aulas, consultar professores, fazer formações. E tudo isso de nossa casa, sem ter que viajar quilômetros de distância.

Em suma, uma ampla gama de oportunidades se abre para nós, que espero que nos tornem mais fortes como indivíduos e como sociedade. 

Se você deseja expandir seus estudos como José María Gutiérrez Carreras e se candidatar a uma bolsa para cursar um grau, mestrado ou programa de especialização, pode descobrir em: