Entrevista com Imanol Membrilla Acebedo, estudante espanhol bolsista pela FUNIBER

Entrevista com Imanol Membrilla Acebedo, estudante espanhol bolsista pela FUNIBER

O estudante espanhol Imanol Membrilla cursou o, com bolsa da FUNIBER, Mestrado em Prevenção de Riscos Laborais, titulado pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

O estudante, formado na área de educação, trabalhou no Departamento de Educação de vários conselhos locais e trabalhou como professor em várias escolas. Imanol destaca a rapidez das correções e a conveniência de trabalhar nos tempos que estipulou como as principais vantagens de um programa de estudo a distância. 

“O programa acadêmico é adequado, eu gostei, especialmente a especialização em ergonomia. É um aspecto no qual eu nunca havia trabalhado antes e agora eu amo isso, enfatiza o estudante. 

Leia a entrevista completa a seguir: 

Por que você decidiu fazer uma pós com a FUNIBER?

Foi uma opção que me atraiu porque era um mestrado on-line em que as aulas não eram fixadas por dias, mas você podia trabalhar em seu próprio ritmo, para que eu pudesse combiná-lo com os estudos e o trabalho que eu estava fazendo na época.

Em relação à metodologia de ensino a distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?

As vantagens são que você pode gastar mais tempo no que achar mais interessante. Uma das coisas que mais me surpreendeu foi a velocidade com que os professores corrigiram os testes. Outra vantagem é a tranquilidade de poder trabalhar confortavelmente dependendo do tempo que você pode dedicar a isso.

Como desvantagem, gostaria que houvesse uma aula on-line em que fossem explicados termos específicos, pois, embora você possa dedicar mais tempo ao que mais gosta no programa, também pode ignorar outros que são de igual importância e assim ganhar mais tempo.

O que você mais gostou em seu programa? O que você destacaria?

Fazer os estudos de caso e ter o trabalho que eu fiz avaliado quando o professor corrigiu a prática.

Outra coisa que gostei foi que agora, sempre que venho a uma sala de aula e/ou a outro local de trabalho, sou capaz de reconhecer facilmente os passos para elaborar um plano de prevenção, destacando possíveis riscos e propondo possíveis soluções a curto, médio e longo prazo. Em outras palavras, uma aplicação do que aprendi durante os últimos dois anos.

O que você acha dos professores em seus estudos? E do programa acadêmico?

Certamente, não nos deu muito tempo para conhecê-los, a não ser para obter as notas. Eu não tive necessidade de contatá-los, pois não surgiram problemas durante o desenvolvimento.

O programa acadêmico é adequado, eu gostei, especialmente a especialização em ergonomia. É um aspecto no qual eu nunca havia trabalhado antes e agora eu amo isso.

O que você agregou com seus estudos por meio da bolsa de estudos pela FUNIBER?

Além dos conhecimentos na área de especialização, ergonomia e psicossociologia aplicada, os estudos me ajudarão a obter pontos nos processos de seleção estaduais para os quais estou me candidatando.

Como você está aplicando os conhecimentos que aprendeu em sua vida profissional diária?

Como mencionei antes, estamos rodeados de problemas ergonômicos ao longo de nossos dias, especialmente nas salas de aula da escola primária, e agora, como professor, quando entro, sou capaz de agir cedo para evitar maiores danos através de medidas preventivas.

Você já recebeu seu diploma? Em caso afirmativo, quanto tempo demorou?

Sim. Levou exatamente um ano, como eles disseram.

O que você diria às pessoas que estão considerando estudar um programa patrocinado pela FUNIBER por meio do ensino a distância?

Eu recomendo que você escolha um programa que goste, que não procure o “fácil” porque no final se torna difícil. Leva tempo, portanto é melhor fazê-lo com uma boa predisposição. Se aprendermos com entusiasmo e desejo, além de aprender o conteúdo, vamos apreciá-lo e lembrá-lo por muito tempo.

Se você deseja dar continuidade à sua formação e quer solicitar uma bolsa de estudos para cursar um programa de graduação, especialização, mestrado ou doutorado, pode descobrir mais em: