Entrevista com Lenin Bernardo Herrera Soto, estudante equatoriano, bolsista pela FUNIBER

Entrevista com Lenin Bernardo Herrera Soto, estudante equatoriano, bolsista pela FUNIBER

O estudante equatoriano Lenin Bernardo Herrera Soto estudou, com uma bolsa de estudos da FUNIBER, o Mestrado em Gestão Integrada: Meio Ambiente, Qualidade e Prevenção com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México)

Lenin Bernardo enfatiza que a conclusão do mestrado lhe permitiu consolidar sua formação profissional nos campos de Qualidade, Meio Ambiente e Segurança. 

O aluno é grato pelo apoio fornecido pelo corpo docente durante seu aprendizado e tem esperança nas oportunidades de trabalho que possam surgir após esta formação. “As oportunidades de trabalho não vêm até você, você as gera”, conclui ele. 

Leia a entrevista completa abaixo: 

Por que você decidiu fazer uma pós com a FUNIBER? 

Creio que, em um ser humano, seu caráter e seu desejo de continuar formando-se profissionalmente nunca desaparece. É o meu caso e quando a situação laboral e econômica me permitiu, a FUNIBER contribuiu para este processo e proporcionou-me as facilidades para atingir esse objetivo.

Em relação à metodologia de ensino a distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?

Como em qualquer processo de formação profissional, sempre haverá vantagens e desvantagens; o ensino a distância não é exceção, mas quando há comprometimento do aprendiz, essas barreiras e limites são superados. A metodologia proposta e aplicada foi ajustada, cumprindo o objetivo para o benefício do estudante.

O que você mais gostou em seu programa? O que você destacaria? 

No meu caso, o programa que segui me permitiu conhecer e me aproximar de vários tópicos de meu interesse, tais como regulamentos relacionados à qualidade, meio ambiente e segurança ocupacional. Tema que atualmente e em todo o mundo é muito procurado em qualquer profissão e que constitui um complemento à formação que já estava disponível.

O mestrado abordou um tema de grande interesse: como realizar e realizar auditorias de qualidade, ambientais e de segurança, e como realizar e gerenciar os diferentes processos industriais, legais e produtivos a partir de uma visão mais empática do meio ambiente e dos próprios trabalhadores.

O que você acha dos professores em seus estudos? E do programa acadêmico? 

Os professores eram muito conhecedores e especialistas em cada uma de suas disciplinas; eles foram capazes de me orientar de forma oportuna para que a metodologia fosse aplicada corretamente, assim como os padrões exigidos pelo programa de mestrado. Cada um deles foi capaz de me explicar em detalhes, por meio de tutoriais e tarefas, a importância de cada assunto e como aplicá-los no campo profissional e da vida.

O que você agregou com seus estudos por meio da bolsa de estudos pela FUNIBER? 

Considero que as maiores contribuições têm sido dar-me paciência, motivação para avançar e expandir meus conhecimentos, dando-me ferramentas valiosas para me complementar como ser humano. Ele me deu as instalações e acompanhou permanentemente minha formação. 

Como você está aplicando os conhecimentos aprendidos no dia a dia profissional? 

Já estou aplicando os conhecimentos adquiridos em meu dia a dia profissional ligando as diferentes especialidades adquiridas no mestrado com as anteriores e transferindo-as para minha área profissional; assim como em minha vida e projetos familiares, especialmente para meus filhos.

Você acha que a formação obtida pela FUNIBER possibilita novas oportunidades de trabalho? Por quê?

Eu acho que sim. As oportunidades de trabalho não vêm até você, você constrói. Se acrescentarmos a isso o fato de que você tem uma melhor especialização e formação acadêmica, estou certo de que o campo de trabalho se expandirá significativamente e permitirá que você alcance melhores opções, mais bem remuneradas e às pessoas/empresas que possam requerer seus serviços ou conselhos.

O que você diria para as pessoas que estão pensando em estudar a distância com a FUNIBER?

Meu melhor conselho é que, se vocês tiverem considerado e a oportunidade surgir na especialidade que mais apela a cada um de vocês, sem pensar duas vezes, tomem a opção que a FUNIBER lhes apresenta. Embora o fator econômico também seja um fator determinante, de uma forma ou de outra isto pode ser remediado e coberto, o importante é ter o objetivo definido e querer alcançá-lo.

Se você deseja ampliar seus estudos como Lenin Bernardo Herrera Soto, e receber uma bolsa para cursar um programa de estudo, mestrado, especialização, informe-se em: