Entrevista com o estudante do Paraguai, Wilfrido Javier Arrúa Báez, estudante, bolsista da FUNIBER

Entrevista com o estudante do Paraguai, Wilfrido Javier Arrúa Báez, estudante, bolsista da FUNIBER

O estudante do Paraguai Wilfrido Javier Arrúa Báez cursou, com uma bolsa da FUNIBER, a Especialização em Gestão Integral da Água, com titualação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

Wilfrido trabalha como professor e pesquisador na Faculdade de Ciências Químicas da Universidade de San Lorenzo (UNA), além de seu ativismo ambiental, como parte da Rede da Juventude Paraguaia pela Água (Red de Jóvenes por el Agua de Paraguay).

Foi precisamente sua preocupação com a deterioração dos recursos hídricos em seu país que o levou a estudar um programa relacionado à água. 

Leia a entrevista completa a seguir: 

Por que você decidiu fazer uma pós-graduação com a FUNIBER? 

A crescente deterioração dos recursos hídricos do país me levou a buscar esta especialização porque ela me proporcionaria os conhecimentos e as ferramentas necessárias para poder lidar com elas, buscando alternativas para sua remediação. É por isso que decidi levar a especialização com uma bolsa FUNIBER, uma vez que a fundação trabalha com instituições europeias de alto nível, apoiada pela pesquisa e pelo nível dos professores. 

Em relação à metodologia de ensino a distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?

A principal vantagem do ensino a distância é que cada aluno leva o horário que melhor se adapta a sua disponibilidade e ritmo. Por outro lado, as desvantagens são que não são estabelecidos temas específicos, pois os materiais fornecidos têm vários ramos com os quais você se distrai e foge do tema. Portanto, eu consideraria melhorar o programa e especificar o foco do programa para não perder tempo com questões secundárias.

O que você mais gostou em seu programa? O que você destacaria? 

O que mais gostei no programa foi a bibliografia fornecida para cada disciplina. Elas são bastante abrangentes, além de fornecerem bibliografias adicionais para aqueles que desejam aprofundar o tema.

O que você acha dos professores em seus estudos? E do programa acadêmico? 

Do meu ponto de vista, acho que alguns professores deveriam deixar de esquematizar os trabalhos, e permitir a escrita livre sem a necessidade de indicar o que está sendo falado em cada ponto. Aqui está um exemplo. Quando nos pediam algumas tarefas tínhamos que responder a várias perguntas, que podíamos fazer em forma de redação ou respondendo a pergunta uma a uma. Em várias ocasiões, me pediram para indicar onde a pergunta foi respondida, como sempre escrevi em formato de redação. O que, em minha opinião, é desnecessário, como é descrito no texto. Além disso, tive alguns problemas com meu tutor do Projeto Final porque ele não respondeu aos meus e-mails e não corrigiu o progresso do meu trabalho. 

Mas, em geral, os professores são bastante qualificados e preparados para responder a quaisquer perguntas que possam surgir durante o desenvolvimento das unidades temáticas. Eles até fornecem opiniões construtivas que complementam suas contribuições dadas. 

O programa está bastante atualizado, fornecendo informações atualizadas a fim de saber exatamente o que há de atual no campo.

O que você agregou com seus estudos por meio da bolsa de estudos pela FUNIBER?

Em primeiro lugar, permitiu que eu me relacionasse com outros estudantes da América Latina e fomentou a colaboração entre as partes. Em segundo lugar, o conhecimento adquirido é a base para a busca de novas alternativas para a conservação dos recursos hídricos do país.

Como você está aplicando os conhecimentos aprendidos no dia a dia profissional? 

Com os conhecimentos e ferramentas adquiridos durante o curso, consegui caracterizar e identificar os principais poluentes em um dos recursos hídricos emblemáticos do país, que servirá como referência para poder indicar o efeito antrópico em sua qualidade, além de poder estabelecer políticas públicas baseadas em dados científicos para a tomada de decisões, a fim de proteger e conservar este recurso vital.

Você acha que a formação obtida pela FUNIBER possibilita novas oportunidades de trabalho? Por quê?

Desde que iniciei a especialização participei de diversos eventos nos quais fui convidado como palestrante para a formação obtida por meio do curso. Acho que é uma excelente oportunidade para explorar novas oportunidades de trabalho porque, por meio destes eventos, conheci várias pessoas na área que estavam muito interessadas em minha formação e no trabalho que fiz durante o processo de aprendizagem. 

O que você diria para as pessoas que estão pensando em estudar a distância com a FUNIBER?

Quando o tempo é a restrição que o impede de melhorar profissionalmente, não há melhor maneira do que o ensino a distância; você pode encaixá-lo em sua agenda e levá-lo em seu próprio ritmo. Portanto, quem não avança é porque não quer. Tudo é possível enquanto você quer e se esforça para isso.

Se você deseja continuar seus estudos como Wilfrido Javier Arrúa Báez e se candidatar a uma bolsa para cursar um programa de graduação, mestrado ou especialização, você pode descobrir em: