O estudante argentino Leandro Rubén Arietti cursou, com bolsa pela FUNIBER, o Mestrado em Administração e Direção de Empresas (MBA), com dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).
O estudante, formado em comércio exterior, trabalha atualmente como professor, além de ser o chefe de uma empresa familiar.
“Envolveu uma grande carga de trabalho e o desafio de autogestão, disciplina e muita determinação diz o estudante sobre sua experiência com a metodologia de ensino a distância.
Leandro também valoriza a possibilidade de compartilhar experiências e conhecimentos com outros estudantes no programa de estudos por meio dos fóruns temáticos.
A entrevista completa está disponível abaixo:
Por que você decidiu fazer uma pós-graduação com a FUNIBER?
Sempre foi meu sonho poder alcançar um MBA com reconhecimento internacional. Desde que comecei a procurar instituições para fazer a especialização, fui informado sobre a FUNIBER e comecei a aprender mais sobre as formações oferecidas. Adaptou-se a todas as minhas exigências, sejam elas econômicas, de horário, de conteúdo.
Em relação à metodologia de ensino a distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?
Quando tomei a decisão de iniciar meu mestrado, admito que fiquei um pouco apreensivo ao fazer uma pós-graduação, no meu caso 100% de ensino a distância. Envolveu uma grande carga de trabalho e o desafio de autogestão, disciplina e muita determinação. No início levei algum tempo para me adaptar, mas depois de um período de tempo, o hábito de estudar e monitorar se tornou muito mais suportável.
Sem dúvida, ter passado pela pandemia da Covid-19 sob esta modalidade só reafirmou a sabedoria de ter realizado meus estudos de especialização sob a modalidade de e-learning.
O que você mais gostou em seu programa? O que você destacaria?
A simplicidade e agilidade da plataforma de estudo. Todas as informações necessárias para acompanhar o conteúdo são encomendadas e disponíveis 24 horas por dia.
No meu caso, onde ainda prefiro estudar em papel físico, o fato de eles enviarem todo o material em pastas e em formato impresso foi muito importante.
A possibilidade de trocar experiências e grupos de estudo com estudantes de outras partes do mundo foi muito enriquecedora. Aprendi muito e fiz amizade com pessoas da Colômbia, Honduras, Uruguai, entre outros. Até hoje, ainda estamos em contato e o vínculo transcendeu o meramente acadêmico.
O que você acha dos professores em seus estudos? E do programa acadêmico?
Os padrões acadêmicos são muito exigentes. Os professores estavam realmente atualizados com o conteúdo e estavam sempre prontos para esclarecer quaisquer dúvidas. A possibilidade de ter professores de diferentes nacionalidades traz uma abordagem muito mais dinâmica à formação.
O que os estudos cursados com a FUNIBER lhe proporcionaram?
Embora eu tivesse conhecimentos prévios em negócios e economia, sem dúvida o mestrado me deu um conjunto de ferramentas muito mais sofisticadas para o dia a dia. Ter uma formação abrangente e ter fortalecido e expandido minhas habilidades de gestão me transformaram em uma pessoa muito mais versátil e educada.
Como você está aplicando os conhecimentos aprendidos no dia a dia profissional?
Atualmente, administrando uma PME familiar e sendo responsável pelo pessoal, a formação obtida pelo Mestrado me permite implementar os conhecimentos adquiridos diariamente. Sinto-me muito mais preparado do que antes de me especializar e, além disso, tendo conseguido desenvolver minha tese de mestrado sobre um Plano de Negócios precisamente sobre minha empresa atual, permitiu-me ter um esquema de trabalho diário muito mais ordenado com objetivos claros.
Você acha que a formação obtida pela FUNIBER possibilita novas oportunidades de trabalho? Por quê?
É claro. Ter uma Pós-graduação denota um grande esforço para quem a conseguiu e, além disso, ter um título reconhecido internacionalmente oferece a possibilidade para quem pretende trabalhar noutras partes do mundo, fazê-lo mais rapidamente.
Ter uma qualificação de especialização não garante empregabilidade ou sucesso, mas diferencia aqueles que a possuem.
O que você diria para as pessoas que estão pensando em estudar a distância com a FUNIBER?
Eu lhes diria que é uma bela oportunidade de continuar estudando e aprendendo com uma instituição séria e renomada.
A única advertência, para aqueles que não têm o hábito do estudo diário e da autogestão, recomendo que levem isso em consideração, pois não ter que estudar fisicamente e ter a liberdade de administrar seus horários pode ser um problema se eles não souberem como administrá-lo. Refiro-me ao fato de que, se não for constante e não acompanhar o conteúdo em tempo hábil, encontrará problemas nos prazos de entrega e conclusão das disciplinas e tarefas exigidas.
Se você deseja continuar seus estudos como Leandro Rubén Arietti e se candidatar a uma bolsa para cursar uma graduação, um mestrado ou uma especialização, pode obter informações em: