Entrevista com Leandro Rubén Arietti, estudante argentino de MBA com bolsa pela FUNIBER

Entrevista com Leandro Rubén Arietti, estudante argentino de MBA com bolsa pela FUNIBER

O estudante argentino Leandro Rubén Arietti cursou, com bolsa pela FUNIBER, o Mestrado em Administração e Direção de Empresas (MBA), com dupla titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México) e pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

O estudante, formado em comércio exterior, trabalha atualmente como professor, além de ser o chefe de uma empresa familiar. 

“Envolveu uma grande carga de trabalho e o desafio de autogestão, disciplina e muita determinação diz o estudante sobre sua experiência com a metodologia de ensino a distância. 

Leandro também valoriza a possibilidade de compartilhar experiências e conhecimentos com outros estudantes no programa de estudos por meio dos fóruns temáticos. 

A entrevista completa está disponível abaixo: 

Por que você decidiu fazer uma pós-graduação com a FUNIBER? 

Sempre foi meu sonho poder alcançar um MBA com reconhecimento internacional. Desde que comecei a procurar instituições para fazer a especialização, fui informado sobre a FUNIBER e comecei a aprender mais sobre as formações oferecidas. Adaptou-se a todas as minhas exigências, sejam elas econômicas, de horário, de conteúdo.

Em relação à metodologia de ensino a distância, que vantagens e desvantagens você acha que este sistema possui?

Quando tomei a decisão de iniciar meu mestrado, admito que fiquei um pouco apreensivo ao fazer uma pós-graduação, no meu caso 100% de ensino a distância. Envolveu uma grande carga de trabalho e o desafio de autogestão, disciplina e muita determinação. No início levei algum tempo para me adaptar, mas depois de um período de tempo, o hábito de estudar e monitorar se tornou muito mais suportável.

Sem dúvida, ter passado pela pandemia da Covid-19 sob esta modalidade só reafirmou a sabedoria de ter realizado meus estudos de especialização sob a modalidade de e-learning.

O que você mais gostou em seu programa? O que você destacaria? 

A simplicidade e agilidade da plataforma de estudo. Todas as informações necessárias para acompanhar o conteúdo são encomendadas e disponíveis 24 horas por dia. 

No meu caso, onde ainda prefiro estudar em papel físico, o fato de eles enviarem todo o material em pastas e em formato impresso foi muito importante. 

A possibilidade de trocar experiências e grupos de estudo com estudantes de outras partes do mundo foi muito enriquecedora. Aprendi muito e fiz amizade com pessoas da Colômbia, Honduras, Uruguai, entre outros. Até hoje, ainda estamos em contato e o vínculo transcendeu o meramente acadêmico.

O que você acha dos professores em seus estudos? E do programa acadêmico? 

Os padrões acadêmicos são muito exigentes. Os professores estavam realmente atualizados com o conteúdo e estavam sempre prontos para esclarecer quaisquer dúvidas.  A possibilidade de ter professores de diferentes nacionalidades traz uma abordagem muito mais dinâmica à formação.

O que os estudos cursados com a FUNIBER lhe proporcionaram? 

Embora eu tivesse conhecimentos prévios em negócios e economia, sem dúvida o mestrado me deu um conjunto de ferramentas muito mais sofisticadas para o dia a dia. Ter uma formação abrangente e ter fortalecido e expandido minhas habilidades de gestão me transformaram em uma pessoa muito mais versátil e educada. 

Como você está aplicando os conhecimentos aprendidos no dia a dia profissional? 

Atualmente, administrando uma PME familiar e sendo responsável pelo pessoal, a formação obtida pelo Mestrado me permite implementar os conhecimentos adquiridos diariamente. Sinto-me muito mais preparado do que antes de me especializar e, além disso, tendo conseguido desenvolver minha tese de mestrado sobre um Plano de Negócios precisamente sobre minha empresa atual, permitiu-me ter um esquema de trabalho diário muito mais ordenado com objetivos claros.

Você acha que a formação obtida pela FUNIBER possibilita novas oportunidades de trabalho? Por quê?

É claro. Ter uma Pós-graduação denota um grande esforço para quem a conseguiu e, além disso, ter um título reconhecido internacionalmente oferece a possibilidade para quem pretende trabalhar noutras partes do mundo, fazê-lo mais rapidamente.

Ter uma qualificação de especialização não garante empregabilidade ou sucesso, mas diferencia aqueles que a possuem.

O que você diria para as pessoas que estão pensando em estudar a distância com a FUNIBER?

Eu lhes diria que é uma bela oportunidade de continuar estudando e aprendendo com uma instituição séria e renomada.

A única advertência, para aqueles que não têm o hábito do estudo diário e da autogestão, recomendo que levem isso em consideração, pois não ter que estudar fisicamente e ter a liberdade de administrar seus horários pode ser um problema se eles não souberem como administrá-lo.  Refiro-me ao fato de que, se não for constante e não acompanhar o conteúdo em tempo hábil, encontrará problemas nos prazos de entrega e conclusão das disciplinas e tarefas exigidas.

Se você deseja continuar seus estudos como Leandro Rubén Arietti e se candidatar a uma bolsa para cursar uma graduação, um mestrado ou uma especialização, pode obter informações em: