Opinião de Diana Beltrán, aluna do Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER

Opinião de Diana Beltrán, aluna do Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER

Diana Beltrán, aluna da Colômbia bolsista da FUNIBER do Mestrado em Educação, opina sobre porque decidiu estudar a distância e que espera de seus estudos

Diana, natural de Armenia (Colômbia), é Graduada em Pedagogia Infantil pela Universidad del Quindío.

Ao longo de sua trajetória profissional, trabalhou como Docente em uma Caixa de Compensação Familiar (entidades colombianas que zelam pelo bem-estar do trabalhador e sua família), onde coordenou e desenvolveu projetos pedagógicos para instituições educativas do Departamento de Quindío (Colômbia), além de realizar acompanhamento pedagógico para a infância e para mães neste departamento.

Atualmente, Diana é Catedrática e Docente na Graduação de Ciências Sociais com ênfase em Educação Básica da Universidad del Quindío.

Recentemente, a estudante colombiana decidiu cursar o Mestrado em Educação, patrocinado pela FUNIBER, com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI EUA).

Conversamos com a docente universitária para saber por que decidiu estudar a distância e que espera destes estudos:

Por que você decidiu estudar a distância?

O título que obtive com a Universidad del Quindío foi com formação a distância, e a partir de minha experiência, é umas das formas viáveis para quem trabalha; o compromisso e a responsabilidade deste tipo de formação é de caráter individual. É por isso que a orientação dos docentes desta prestigiosa instituição deve ser pontual e clara para o desenvolvimento ideal do ensino, que serão percebidos em uma aprendizagem significativa.

Por que você decidiu cursar o Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER?

Ouvi de muitos amigos sua grande experiência com a formação na FUNIBER. Além disso, junto com meu marido, nos informamos pela internet das propostas formativas e nos chamou muito a atenção a fundamentação deste Mestrado.

Que você espera do programa do Mestrado?

Minhas expectativas abrangem o adequado direcionamento dos processos de formação, que estes cumpram com o combinado e ofertado, e, em especial, que os conhecimentos alcançados me permitam ser melhor docente e me enriquecer com novos saberes que me levem ao sucesso profissional.

Como Graduada em Pedagogia Infantil, como você vê que o Mestrado em Educação patrocinado pela FUNIBER pode complementar sua formação?

Considero que este Mestrado me permitirá aprofundar temas que em minha formação universitária foram muito básicos. Além disso, a problemática da população infantil atualmente requer profissionais que tenham a capacidade de dar manejo e orientações aos conflitos da pessoa, e mais ainda quando nossos meninos, meninas e jovens enfrentam um abandono por parte de suas famílias e, com isso, as inadequadas práticas sociais que os absorvem hoje em dia (vícios, prostituição, delinquência, etc.)

Você acredita que é importante ter profissionais formados neste âmbito para poder fazer frente aos novos contextos educativos?

Claro que sim, é uma necessidade latente que nos responsável a quem escolhe a pedagogia como profissão, e é nossa responsabilidade nos educar para os novos entornos educativos.

O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?

Faço um convite muito especial para que façam parte desta prestigiosa instituição educativa, que conta com grandes formadores que nos compartilharão seus conhecimentos com o propósito de nos enriquecer e nos orientar em novos saberes para nossa profissão docente, com o fim de poder responder de maneira propositiva às mudanças culturais e aos novos contextos educativos.

Links relacionados: