Opinião de Esteban Espeleta, aluno do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos patrocinado pela FUNIBER

Opinião de Esteban Espeleta, aluno do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos patrocinado pela FUNIBER

Esteban Espeleta, aluno da Costa Rica bolsista da FUNIBER do Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos, opina sobre sua experiência estudando a distância

Esteban, natural de San José (Costa Rica), é Graduado em Direção de Empresas pela Universidade da Costa Rica. Atualmente, reside em Hong Kong, e é Diretor de Transformação de Operações do Grupo Financeiro TMF. Tem o Mestrado em Comércio Internacional pela Universidade de Shanghai (China) e, ademais, conta com o Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos que a FUNIBER patrocina, com titulação pela Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI México).

Conversamos com o aluno da Costa Rica para conhecer sua experiência estudando a distância:

Por que você decidiu cursar o Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos da FUNIBER?

Era conveniente. A ideia de estudar de forma remota e a meu próprio ritmo foi o principal motivador. A estrutura e inflexibilidade de um programa tradicional já não se ajustavam às minhas necessidades laborais e familiares.

O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?

O conteúdo do programa ajusta-se a padrões internacionais bem estabelecidos, como o Project Management Institute.

O que você opina sobre os professores do Mestrado? E sobre o programa de estudos?

Os professores foram muito responsáveis e pontuais. De forma geral, nunca tive contratempos. Os professores têm bons níveis de conhecimento e empatia pelas diferentes circunstâncias dos estudantes. O programa de estudos em geral era muito bom, bem estruturado e sequenciado. Os conteúdos relacionados a sistemas de informação estão um pouco desatualizados, mas é difícil manter ao dia, dada a rapidez com a que ocorrem mudanças neste âmbito.

Como Graduado em Direção de Empresas, em que o Mestrado em Desenho, Gestão e Direção de Projetos patrocinado pela FUNIBER contribuiu?

Definitivamente, tem feito meu curriculum muito mais atrativo. Ao mesmo tempo, deu mais integridade e perspectiva às minhas decisões durante a gestão de projetos. É muito positivo ter a oportunidade de olhar o plano em toda sua dimensão teórica antes de estruturar e implementar projetos; é a melhor forma de evitar problemas futuros.

Como Diretor de Negócio no TMF Group, como você está aplicando os conhecimentos adquiridos em seu dia a dia profissional?

Meu dia a dia é elaborar e administrar projetos de transformação de operações. Desde a substituição de plataformas tecnológicas, até projetos de melhoria contínua. Assim, todos os dias posso pôr em prática meus conhecimentos.

O que você diria às pessoas que estejam planejando estudar a distância com a FUNIBER?

É uma boa opção para pessoas que já têm conhecimentos de base e desejam formalizar e expandir esse conhecimento. É, além disso, uma alternativa muito boa para pessoas com agendas e compromissos rígidos. É preciso gostar de ler e procurar soluções por sua própria conta. É uma alternativa muito conveniente para pessoas com altos níveis de independência e compromisso.

Links relacionados: