Opinião de Rosa Luisa Degen de Arrúa, aluna bolsista do Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais

Opinião de Rosa Luisa Degen de Arrúa, aluna bolsista do Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais

Rosa Luisa Degen de Arrúa, aluna do Paraguai do Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais, fala sobre a sua experiência estudando a distância

Rosa Degen, natural de Assunção (Paraguai), é Química Farmacêutica pela Universidade Nacional de Assunção. Além disso, tem Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais com titulação pela Universidade Internacional Iberoamericana (UNINI Porto Rico).

Atualmente, é Docente e Pesquisadora; chefa do departamento de Botânica; e pesquisadora responsável pelo herbário da Faculdade de Ciências Químicas da UMA.  Em 1998, recebeu o Prêmio Nacional de Ciências. Além disso, é autora do Livro das Plantas, sobre a botânica adaptada para jovens e crianças. É coeditora e coautora do Catálogo ilustrado de 80 plantas medicinais; e das cartas de vegetação do Chaco, projeto realizado junto com a BGR da Alemanha e a Direção do Ordenamento ambiental. Do mesmo modo, é coautora dos livros Comer del monte: plantas útiles y Comer del monte: plantas medicinales, editados com o apoio da União Europeia e a Cooperação Italiana. Publicou sobre temas botânicos em revistas nacionais e estrangeiras; também é editora da revista Rojasiana.

No ano de 2008, publicou Legislação sobre plantas medicinais e fitoterápicos no Paraguai, Uma Tarefa Pendente; e no ano de 2014, Plantas medicinais utilizadas nas comunidades do Itá Azul e São Gervasio. Rosa Degen é membro do comitê de Flora da Secretaria do Ambiente (SEAM); membro do Comitê de Drogas Vegetais da Farmacopea do Mercosul; membro fundador da Academia de Ciências Farmacêuticas do Paraguai; e do Conselho da Faculdade de Ciências Químicas.

Conversamos com a aluna paraguaia para conhecer a sua experiência estudando a distância:

Por que você decidiu cursar o Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais patrocinado pela FUNIBER?

O Mestrado tem um programa interessante com um número de disciplinas do meu interesse; além disso, com um plano e uma organização que leva em conta todas as possibilidades. Neste sentido, tinha o que necessitava para obter um título de pós-graduação; e a facilidade para que, durante minhas atividades, pudesse cursá-lo a partir do escritório ou de casa.

O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?

Da organização; o apoio que recebemos durante o curso; as disciplinas e os módulos; tudo foi muito atrativo para mim. As provas me fascinaram; estavam muito bem elaboradas. Temos a possibilidade de as recuperar; o que permitia que pudéssemos voltar a revisar. Eu não mudaria nada. Sobretudo, destacaria as disciplinas e os exames, isso foi o que eu mais gostei; como estavam elaborados, e toda a facilidade da organização.

Qual a sua opinião sobre os professores do Mestrado? E do programa de estudos?

Devido ao pouco tempo de que dispunha, interagi e participava pouco nos fóruns. Em geral, lia e estudava; mas o que me toca sobre a qualidade dos professores é o programa de estudos; as disciplinas, tão bem estruturadas; as leituras, tão agradáveis; e os exames, com seus atrativos e sua complexidade, tão bem apresentadas. Não precisei ler mais do que os mencionados; em seu trabalho destaco a alta qualificação dos professores e dos tutores que formavam parte do programa.

Como Graduada em Química Farmacêutica, qual foi a contribuição do Mestrado em Gestão e Auditorias Ambientais patrocinado pela FUNIBER?

Minha carreira como pesquisadora foi ampliada e o mestrado me possibilitou crescer profissionalmente e nas propostas de pesquisa.

Como docente na Universidade Nacional de Assunção, como está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia profissional?

Estou aplicando-os em minhas aulas. Também, como formo parte de vários comitês, estou aplicando-os neles. Tinha algumas dúvidas e obtive, dentro do programa, muitas respostas; aumentei, sem dúvida, os meus conhecimentos; cresci como profissional.

O que diria às pessoas que estão planejando estudar a distância por meio da FUNIBER?

Que façam o curso; que revejam as opções que têm; e que ao iniciar, não deixem o tempo passar para se organizar; que se organizem desde o começo.  Não percam o interesse. O que pede este programa é disciplina e organização; talvez não tenha muito, mas tive que aprender pelo trabalho que desempenho. Eu recomendo os programas da FUNIBER e eu gostaria de dar um conselho para vocês, que ao iniciar o curso, em seguida, organizem-se, e cheguem até o fim. A FUNIBER é uma organização séria e responsável.

Links relacionados: