Opinião do Marcos Tintel, aluno bolsista da Especialização em Aplicação de Energias Renováveis

Opinião do Marcos Tintel, aluno bolsista da Especialização em Aplicação de Energias Renováveis

Marcos Esmil Tintel Maidana, natural de Guarambaré (Paraguai) bolsista pela FUNIBER da Especialização em Aplicação de Energias Renováveis, fala sobre a sua experiência estudando a distância

Marcos Tintel é Engenheiro em Eletricidade pela Universidade do Cone Sul das Américas (UCSA). Também, possui a Especialização em Redes Compactas de Distribuição pelo Hendrix, Aerial Cable Systems; e vários outros cursos de capacitação na área de Distribuição.

Há quase 30 anos, trabalha na empresa ANDE, onde exerce a função de Coordenador de Obras de Distribuição Licitadas, realizando atividades na área de fiscalização. Além disso, ministra cursos de capacitação, do Departamento de Formação ANDE.

Conversamos com o estudante paraguaio para conhecer sua experiência estudando a distância:

Como conheceu a FUNIBER? Por qual meio?

Conheci a FUNIBER navegando pela Internet; procurando informação sobre energias renováveis. Foi assim que cheguei ao site e tive acesso aos cursos e bolsas patrocinados pela Fundação.

Por que você decidiu cursar a Especialização em Aplicação de Energias Renováveis patrocinada pela FUNIBER?

Decidi cursar a pós-graduação por recomendação de um amigo e instrutor do Hendrix Aerial Systems, com quem aprendi sobre a Tecnologia em Redes Compactas de Distribuição. Ele me sugeriu que fizesse uma especialização em energias renováveis, porque em nosso país temos uma região (Ocidental ou Chaco) muito afastada dos centros de distribuição; por isso seria útil aproveitar a instalação de geradores solares ou eólicos, que hoje em dia são mais acessíveis e garantem energia limpa, já que nessa área temos diariamente bastante luz solar e ventos. Além desta recomendação, decidi cursar a Especialização para ampliar os meus conhecimentos; continuar crescendo profissionalmente; e poder dar este exemplo aos meus filhos. Assim, tudo o que coloca na vida, com esforço e perseverança, pode ser alcançado.

O que você mais gostou da Especialização? O que destacaria?

O que eu mais gostei foi da metodologia de estudo e dos materiais disponíveis. A metodologia a distância permite estudar nos horários mais convenientes; em meu caso, como o meu trabalho consome todo meu tempo, além das minhas obrigações pessoais e familiares, dedico o estudo nas horas que sobram do trabalho, tentando reunir com as minhas demais responsabilidades.

Qual a sua opinião sobre os professores da Especialização em Aplicação de Energias Renováveis? E do programa de estudos?

Os professores fornecem os apoios necessários e oportunos quando necessário ou quando exigido. O programa de estudos é completo nesta Especialização.

Como foi a sua experiência estudando a distância? O que achou do campus virtual?

Estudar a distância habilita oferece flexibilidade de horário; também, facilita a organização do tempo, permitindo atender a vida familiar e as obrigações profissionais; possibilita realizar e concluir estudos relegados ou interrompidos por impossibilidade de os realizar quando estes são presenciais. O campus virtual é uma poderosa ferramenta que permite e facilita a educação a distância; melhorando o desenvolvimento acadêmico e profissional da população adulta; tornando mais fácil, rápida e simples, a formação, graças às novas tecnologias da comunicação, como o e-mail, os blogs, os fóruns e as salas de aula virtuais.

Como está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia profissional?

Atualmente, os conhecimentos aprendidos ainda não foram de aplicação na empresa em que trabalho; já que é eminentemente fornecedora de energia elétrica gerada por centrais hidráulicas, aproveitando os leitos hídricos dos rios com os quais o país conta. Neste sentido, ainda não se trabalha com outras formas de geração de energia como a solar ou a eólica, muito incipientes e de pouca aplicação. Entretanto, em nossa empresa, recentemente foi criada uma unidade responsável para estudar a viabilidade da aplicação das energias renováveis, como as mencionadas anteriormente, para sua implementação. Espero que alguma vez possa trabalhar com esta unidade para aproveitar os conhecimentos adquiridos; ou talvez, mais adiante, possa trabalhar na área particular como independente.

O que diria às pessoas que estão pensando em estudar a distância por meio da FUNIBER?

Para as pessoas que estão pensando em estudar a distância por meio da FUNIBER, eu digo que é uma excelente opção. Recomendo que estudem; que se inscrevam; que não perca tempo pensando; e que não desperdicem a oportunidade de obter uma bolsa para continuar estudando. Eu não tinha experiência e foi a primeira vez que estudei a distância; não conhecia quase nada sobre a FUNIBER; tinha muito poucas referências, mas confiei neles, comprometi-me, e não me decepcionaram. É uma instituição séria; que me trouxe uma valiosa experiência por poder cursar a Especialização em Aplicação de Energias Renováveis.

Links relacionados: