Aluno angolano bolsista pela FUNIBER publica livro sobre auditoria na pequena empresa

Aluno angolano bolsista pela FUNIBER publica livro sobre auditoria na pequena empresa

Mateus Paulo Congo, aluno de Angola, bolsista pela FUNIBER, do Mestrado Internacional em Auditoria e Gestão Empresarial, fala sobre a sua experiência cursando um mestrado a distância

Mateus Paulo Congo, jovem de 28 anos, natural de Bengo (Angola), é Graduado em Administração e Controle Financeiro pelo Instituto Superior Técnico de Angola (ISTA). Além disso, possui o Mestrado Internacional em Auditoria e Gestão Empresarial pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO), promovido pela FUNIBER. Atualmente, cursa o Doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Trabalha como professor universitário e pertence ao Quadro Sênior do Banco de Comércio e Indústria (BCI).

Recentemente, Mateus ganhou destaque em sua área profissional, merecendo o reconhecimento da comunidade acadêmica graças à publicação de seu trabalho “Auditoria como ferramenta para o controlo da gestão de PME. Estudo de caso realizado na província de Bengo”. O livro publicado foi o resultado da pesquisa realizada pelo aluno como parte do trabalho de grau do Mestrado Internacional em Auditoria e Gestão Empresarial.

Conversamos com o aluno Mateus Congo para conhecer a sua experiência estudando um Mestrado a distância:

Por que você decidiu cursar o Mestrado Internacional em Auditoria e Gestão Empresarial patrocinado pela FUNIBER?

A decisão de ter cursado o Mestrado foi, sobretudo, pela necessidade de apurar, ao mais alto nível, os conhecimentos sobre a gestão empresarial e ciências contábeis, considerando que divido essas temáticas e estou profissionalmente vinculado a elas. Neste sentido, seria imprescindível consolidar os conhecimentos nesta disciplina. Por outro lado, estou convencido que por trás da análise que realizei do programa de estudos da FUNIBER e da flexibilidade em termos de tempo; pois minha jornada de trabalho é muito rigorosa nesse ponto. Vi na FUNIBER o melhor caminho para conjugar o trabalho, os estudos com o rigor que espera e o tempo para estar com a família; o que não é, em muitos casos, tão fácil de articular.

O que você mais gostou do Mestrado? O que destacaria?

Fica difícil destacar algo em particular do Mestrado. Destacaria tudo o que eu vivi; pois foi uma experiência bastante ambiciosa, proveitosa e gratificante. Os professores dominavam as temáticas; e estavam sempre disponíveis para esclarecer qualquer dúvida aos alunos. Além disso, eu gostei dos fóruns de discussão em tempo real; dos conteúdos programáticos de cada disciplina, que são atuais e refletem a realidade de cada área; assim como, o rigor na apresentação dos trabalhos de avaliação. Enfim, o Mestrado foi uma experiência muito boa para a minha vida acadêmica e estudantil.

Como disse anteriormente, o Mestrado patrocinado pela FUNIBER conjuga a capacidade dos professores e a pertinência dos conteúdos programáticos. O fato de estudar os temas atuais na área de formação, ajuda bastante na prática laboral. É bastante saudável.

Você, recentemente publicou um livro com o seu trabalho final do Mestrado Internacional em Auditoria e Gestão Empresarial, como surgiu a ideia de publicar a pesquisa?

Sou daqueles que defende que as pesquisas, nos mais variados níveis, devem ser publicadas, para que a sociedade em geral e a comunidade acadêmica e científica em particular, conheçam os resultados de nosso estudo; tanto que é isso o que se espera de um pesquisador. Os pesquisadores não podem guardar os frutos de seu trabalho; devem trazê-los para o cenário da sociedade para que seja objetivo de medição e análise.

Como foi o processo de pesquisa do seu trabalho final do Mestrado Internacional em Auditoria e Gestão Empresarial?

Foi difícil, mas, em contrapartida, gratificante. Não somente por ser um caminho que possibilitou o alcance do grau de Mestre em Auditoria e Gestão Empresarial; mas, sobretudo, pelo fato de saber que vencemos inúmeras dificuldades; e, mesmo assim, contribuímos com um pouco de nosso saber para o panorama científico angolano.

Como está aplicando os conhecimentos aprendidos em seu dia a dia profissional?

Acredito que os conhecimentos foram bem aplicados; seja como docente ou na atividade como técnico bancário. Participei de conferências em que discuti muitos dos assuntos estudados ao longo do Mestrado; assim, respirei exposições com o mesmo propósito. O livro que resultou do trabalho de pesquisa é utilizado por estudantes da área e por outros pares.

O que você diria para as pessoas que estão pensando em estudar a distância por meio da FUNIBER?

A única recomendação é: não pensem duas vezes, apostem. Ao final do curso saberão quão proveitoso e gratificante foi fazer um curso por meio de um sistema de ensino moderno e revolucionário.

Links relacionados: